O Monte Ebal junto a Siquém na Bíblia: Seria este de fato altar de Josué? No início de fontes israelitas Siquém é considerado um lugar central sagrado para as tribos que vem para tomar a terra. Além disso, a santidade de Siquém também encontra expressão nas histórias dos Patriarcas. Quando Abraão e os seus emigraram da Mesopotâmia para a terra de Canaã, Siquém apareceu em primeiro: "E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. E estavam então os cananeus na terra. E o Senhor apareceu a Abrão, e disse: "À tua descendência darei esta terra"
e edificou ali um altar ao Senhor, que lhe apareceu"(Gênesis 12:6-7). Esta tradição foi continuada por Jacó: "E chegou Jacó em paz à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando veio de Padã-Arã, e acamparam em frente da cidade. E ele comprou a parte do terreno, onde ele tinha a sua tenda, ao lado dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata. E ele ergueu ali um altar, e invocou a Deus, o Deus de Israel "(Gênesis 33:18-20) . Parece haver uma conexão direta entre isso e importante tradição em Deuteronômio 27 e Josué 8, relativa a um altar erguido no Monte. »Ebal é uma importante aliança feita alí:" Moisés e os anciãos de Israel ordenaram ao povo, dizendo: 'Cumpram todos os mandamentos que eu hoje vos ordeno. E será no dia em que haveis de passar o Jordão para a terra que o Senhor teu Deus te dá, que te porás a grandes pedras, gesso e estuque com eles ... E será que, quando passares o Jordão, para que vocês peguem essas pedras, que Eu te ordeno, para o monte Ebal, e as cobrirás com gesso.
E não serás um altar ao Senhor teu Deus, um altar de pedras; tu não erguerás nenhuma ferramenta de ferro sobre elas. Tu construirás o altar do Senhor teu Deus com pedras brutas e oferecer sacrifícios de holocaustos ao Senhor teu Deus ... E tu deverás escrever sobre as pedras todas as palavras desta lei, muito claramente. E Moisés, os sacerdotes, e os levitas falaram a todo o Israel, dizendo: «Calai-vos, e ouvi, Ó Israel, porque hoje tu és formado um povo ao Senhor teu Deus ..."(Deuteronômio 27: 1-9). O livro de Josué descreve o desempenho deste mandamento: "Então, Josué edificou um altar ao Senhor, o Deus de Israel, no monte Ebal, como Moisés, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, como está escrito no livro da lei de Moisés, um altar de pedras brutas, sobre o qual ninguém tinha levantado qualquer ferramenta; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, e sacrificaram ofertas. E ele escreveu ali em pedras uma cópia da lei de Moisés, que ele escreveu diante dos filhos de Israel "(Josué 8:30-32). Nenhum estudioso contesta o fato de que esta é uma tradição extremamente importante e autêntica que trata de um acontecimento central na vida das pessoas daquele povo. Todos concordam que este evento teve lugar no Monte Ebal. Quanto à data do evento e a data em que foi gravado, no entanto, há pontos de vista diferentes. Outra tradição, em Joshua 24, atribui especial importância a Siquém. Josué fez uma aliança com o povo ", e definiu-lhes um estatuto e direito em Siquém" (Josué 24:25). De acordo com o relato bíblico, Siquém e seus arredores foram de grande importancia para a união emergente das tribos de Israel. O altar central foi erguida no monte. »Ebal, e então Israel tornou-se um povo para o Senhor teu Deus "(Deuteronômio 27:9) e o estatuto e ordenança"(seja lá isso significa expressão obscura) foi dada ao povo em Siquém.
Até agora, a pesquisa arqueológica não foi abundante no período da colonização israelita. Na maioria dos lugares importantes mencionados nas histórias conquista, como Jericó, 'Ai', Arad, e outros, nenhum não foi encontrado sinais da destruição no final da Idade do Bronze, que estaria de acordo com o relato bíblico.
Respeitáveis estudiosos têm sugerido que toda a história da conquista não é nada mais que uma tradição, mais tarde etiológico que prevê diversas manifestações em função das tradições mitológicas e folclóricas. Pesquisas arqueológicas intesas e recentes na região montanhosa central, porém, revelam claramente o processo de colonização israelita como um movimento de conquista importante da época (1250-1100 aC). Centenas de recém-fundadas colônias, pequenos povoados que foram estabelecidas em curto prazo, loteamentos na região montanhosa das tribos de Manassés, Efraim e Benjamim. Os colonizadores usaram um tipo de cerâmica característica da época e as suas casas eram geralmente construídas em três ou quatro planos de sala. Apesar da cerâmica israelita e a arquitectura terem sido influenciadas pelos cananeus, eles apresentam algumas características importantes e originais. Em nossa pesquisa da região montanhosa de Manassés, fomos capazes de estudar a ecologia da colonização israelita e, utilizando novos métodos de investigação, conseguimos reconstruir o processo pelo qual o povo penetrou na região montanhosa central da Transjordânia oriental.
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