A Capital Romana na Judeia
Passamos por muitos locais bíblicos e arqueológicos, mas sem dúvida alguma, um dos mais impressionantes é Cesareia Marítima.
A cidade é hoje apenas uma pequena parte da moderna cidade israelense de Cesareia, uma das mais modernas e ricas do país.
Durante os últimos 20 anos, importantes escavações foram realizadas por numerosas expedições arqueológicas de Israel e do exterior que expuseram impressionantes vestígios da grandiosidade longínqua da cidade romana e da posterior cidade dos cruzados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGwYwofUwUzkB-9ulfZ1VVTPEEE2iTsaWO396hEWpPIg6NVSTVraZFzCSwf4kd577GAd1QbMR6POpn78vE05DLt5QDL1Gr2pS3pUP1fRCnJUSZL8UV8bgh5W0RS3wQc-x5swJR9FptHFCJ/s400/Israel_Jord%25C3%25A2nia+Julho+2010+089.jpg)
A Cidade do Período Romana
Cesareia foi fundada pelo Rei Herodes no século I a.E.C. sobe as bases de uma antiga e pequena cidade greco-fenícia, na localização de um pequeno porto comercial denominado Torre de Straton. Cesareia recebeu este nome por Herodes em homenagem ao imperador romano César Augusto que era seu amigo e aliado. A cidade foi detalhadamente descrita pelo famoso historiador Flávio Josefo (Yosef Matitiyahu, Antigüidades XV pág. 331 e seg.; Guerra I, pág. 408 e seg.). Era uma cidade bem murada e com o maior porto na costa oriental do Mediterrâneo, era também chamada de Sebastos, o nome grego do Imperador Augusto.
Na cidade havia um templo dedicado a César Augusto que foi construído sobre um pódio elevado diante do porto. Uma ampla escadaria conduzia do píer ao templo. No local também foram erigidos grandes edifícios públicos e muito bem decoradas instalações de entretenimento e diversão pública, segundo a tradição imperial. O palácio do Rei Herodes situava-se na parte meridional da antiga cidade.
No ano 6 da era cristã, Cesaréia tornou-se a sede dos procuradores romanos da Província da Judeia e nela se instalou o quartel-general da 10 Legião Romana. Nos séculos II e III da era cristã, a cidade se expandiu muito, tornando-se uma das mais importantes da parte oriental do Império Romano, sendo classificada como a "Metrópole da Província da Síria-Palestina".
Foi durante este período que os romanos começaram a associar a região a Palestina(do termo Filisteu) devido ao ódio aos judeus e na tentativa de apagar da memória da região o nome original do país e dos verdadeiros donos do direito a terra.
Cesareia Marítima desempenhou um importante papel na história do início do cristianismo. Foi aqui que segundo o livro de atos, aconteceu o batismo do centurião romano Cornelius (Atos 10:1-5, 25-28) e de todos os seus familiares. O Apóstolo Paulo partiu daqui para sua viagem pelo Mediterrâneo oriental, e aqui mesmo foi aprisionado e enviado a Roma para ser julgado(Atos 23:23-24).
O grande palácio foi construído sobre um promontório rochoso saliente, na parte meridional da cidade romana e avançava em direção ao mar em continuidade do grande aterro feito por Herodes o Grande. As escavações revelaram uma grande estrutura arquitetônica, de 110 m x 60 m, com uma grande piscina decorada e cercado por grandes colunas. Esta construção era muito elegante, em uma localização tão singular, e foi identificada como o palácio de Herodes por Flávio Josefo em seu livro Antiguidades Judaicas XV, f. 332).
Bom espero que tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário