Foi bem perto de Azeca e Socó (17:1). No lado oeste do vale, perto de Socó, há uma árvore muito grande e antiga desse, com 55 metros de altura, seu tronco de 17 metrôs de circunferência é uma espécie de Terebinto, A largura de sombra sua sombra têm cerca de 50 metros.
O vale de Ela, ganhou nova importancia como um ponto de apoio no argumento de que era Israel era mais doque um bando de tribos naquela época, e sim o reino que passou a ser regido por Davi. Em Khirbet Qeiyafa, a sudoeste de Jerusalém, na região do vale de Elah, o professor Yosef Garfinkel descobriu uma Cidade fortificada da idade do Ferro II datada entre os anos de 1050 e 915 AC. A descoberta das fortificações foram demonstram provar o relato bíblico de que a região pertencia a Israel durante a Monarquia Unida que se iniciou no começo da segunda era do Ferro.
Caminhar pelo vale de Elah nos dias de hoje é experimentar a sensação de duas grandes nações se confrontando, disputando a posição estratégica deste vale que se estende desde o litoral até as montanhas bem próximas a Jerusalém.
Bem próximo do local da batalha se encontra hoje o Kibutz Lamed Hei, uma comunidade israelense agrícola e industrial com vende filtros de água de alta tecnologia para o mundo inteiro, inclusive para o Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário