Translate

domingo, 6 de março de 2016

INDIANA JONES AOS 7 ANOS


INDIANA JONES AOS 7 ANOS

                                      




Beit She’an Valley (TPS) – Uma criança de sete anos de idade descobriu recentemente uma estatueta feminina antiga no sítio arqueológico de Tel Rehov, no Vale do Jordão, ao norte de Israel. Estima-se que seja uma estatueta dos Teraphim, estátuas usadas para idolatria durante os tempos bíblicos.
Resultado de imagem para menino judeo
Resultado de imagem para menino judeo
O menino, Ori Greenhut, da comunidade de Tel Teomim, foi caminhar com amigos no início da semana acompanhado pelo pai de um deles. Ao escalar o monte arqueológico em Tel Rehov, Ori se deparou com uma pedra e de repente viu uma pequena figura coberta de lama. Ele raspou a lama e descobriu a estatueta de argila. “Ori chegou em casa com uma estatueta impressionante e foi realmente emocionante”, disse Moriya Greenhut, a mãe de Ori. “Explicamos a ele que é uma antiguidade e que a Autoridade de Antiguidades mantém as descobertas para o benefício do público em geral”.
A família do menino deu a estatueta à Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), e representantes da IAA foram até a escola de Ori, no Kibutz Sde Eliyahu, para entregar-lhe um certificado de agradecimento por sua boa cidadania. Eles também informaram aos alunos da classe os detalhes sobre a estatueta, que retrata uma mulher nua e foi feito pressionando lodo macio em um molde. “Foi incrível”, disse o professor de Ori. “Os arqueólogos entraram na classe durante uma aula de Torá em que tínhamos acabado de aprender sobre os Teraphim, estátuas que foram usadas na época para a idolatria pagã. De repente eu entendi que um desses ídolos estava aqui na classe com a gente!”
O professor da Universidade Hebraica, Amihai Mazar, que dirige a expedição de escavação em Tel Rehov, estudou a estatueta e concluiu que é de aproximadamente 3.400 anos de idade e “típico da cultura cananeia, entre os séculos XV e XIII antes da nossa era.”
“Alguns pesquisadores acreditam que a estatueta retrata uma mulher mortal, enquanto outros pensam que é uma representação da deusa da fertilidade Ashtoreth, conhecida da Bíblia e de fontes de Canaã”, acrescentou o prof. Mazar. “Há uma boa chance de que os ídolos na Torá, na verdade referem-se a este tipo de estatueta.” “A estatueta parece ter pertencido a um dos moradores da antiga cidade de Rehov, que então tinha sido governada pelos faraós do antigo Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário